Criaturas Marinhas

Os oceanos de 150 milhões de anos atrás eram muito semelhantes aos de hoje. Barreiras de coral coloriam o fundo do mar. Os CRINÓIDES, animais com a mesma origem das atuais ESTRELAS-DO-MAR, possuíam braços flexíveis em forma de ramos, usados para enganar e aprisionar suas vítimas. Outras criaturas marinhas, como LULAS, TUBARÕES e TARTARUGAS, existiam em grande número em águas mais rasas.

Mas uma diferença que chama a atenção é o tamanho dos seres do mar daquela época. Com 12 metros de comprimento, o LIOPLEURODONTE era um enorme predador. O corpo aerodinâmico e as potentes nadadeiras davam agilidade a esse PLIOSSAURO, permitindo que ele capturasse presas velozes.

1 - LIOPLEURODONTE
2 - ELASMOSSAURO
3 - MEGALODONTE
4 - CRONOSSAURO
5 - TILOSSAURO
6 - EUSTHENOPTERON
7 - NAUTILÓIDE
8 - MARELLA
9 - ARCHELON

Mamíferos Pré-Históricos

Os mamíferos evoluíram durante o período TRIÁSSICO, há cerca de 250 milhões de anos. Em geral, são animais vertebrados que amamentam os filhotes e têm pêlos.

Mas existem algumas exceções a essa definição. Por exemplo, o pré-histórico GLIPTODONTE, mesmo pesando uma tonelada, tinha aparência semelhante à do TATU dos nossos dias, ostentando uma carapaça espessa e dura.

Muitos mamíferos comiam carniça, como é o caso do MAMUTE LANUDO. Outros, como TIGRE-DENTES-DE-SABRE, eram ferozes predadores equipados com mortais dentes caninos, afiados como facas. O MAMUTE LANUDO se tornou extinto há mais de 10 mil anos, e o TIGRE-DENTES-DE-SABRE deixou de existir há aproximadamente 12.500 anos.

1 - TRILOFODONTE
2 - AEPYCAMELUS (CAMELO GIRAFA)
3 - BRONTOTÉRIO
4 - MAMUTE LANUDO
5 - TIGRE-DENTES-DE-SABRE
6 - GLIPTODONTE
7 - MACRAUQUÊNIA
8 - CRANIOCERAS
9 - MEGATÉRIO (PREGUIÇA-GIGANTE)

Répteis Voadores

Os répteis voadores ou PTEROSSAUROS surgiram durante o período TRIÁSSICO, cerca de 250 milhões de anos atrás. Eles podem até ter se originado dos mesmos ancestrais que os dinossauros, mas anatomicamente eram bastante diferentes, já que os PTEROSSAUROS eram dotados de asas. Essas asas se estendiam do quarto dedo, que era extremamente longo, até a lateral do corpo.

Como tinham esqueletos bem leves, eles conseguiam se sustentar no ar.

Os cientistas acreditam que esses foram os primeiros vertebrados (animais com coluna vertebral) com a capacidade de voar. Embora tenham sido extintos durante o período CRETÁCEO, há 146 milhões de anos, pesquisadores conseguiram identificar mais de 120 espécies de PTEROSSAUROS.

1 - CRIORHYNCHUS
2 - ORNITHODESMUS
3 - GALLODACTYLUS
4 - DIMORPHODON
5 - NYCTOSSAURO
6 - ARQUEOPTERIX
7 - PTERANODON
8 - SCAPHOGNATUS
9 - PTERODAUSTRO
10 - EUDIMORPHODON
11 - PHOBETOR

Dinossauros Herbívoros

A vida dos dinossauros que comiam plantas era muito perigosa, pois viviam sob o medo constante do ataque dos dinossauros carnívoros, que geralmente eram maiores do que eles.

É provável que muitos desses herbívoros buscassem segurança andando em bandos. Os SAURÓPODES - as maiores criaturas que já pisaram sobre a Terra - aproveitavam seu tamanho impressionante e seu grande peso como forma de defesa. Outros animais, como o TRICERÁTOPE, tinham chifres longos e pontiagudos.

Os dinossauros vegetarianos não tinham dentes na frente da boca - para poderem enchê-las de folhas -, e seus dentes de trás, usados para mastigar, eram muito juntos.

Esses gigantes não faziam dieta: comiam mais de uma tonelada de plantas por dia.

1 - PARASSAUROLOFO
2 - BRAQUIOSSAURO
3 - BAROSSAURO
4 - ALAMOSSAURO
5 - TRICERÁTOPE
6 - ESTEGOSSAURO
7 - DIPLODOCO
8 - APATOSSAURO
9 - LESOTOSSAURO
10 - LYSTROSSAURUS
11 - ANQUILOSSAURO
12 - PROTOCERÁTOPO

Dinossauros Carnívoros

    Alguns desses répteis, como o ALOSSAURO, deviam ter o hábito de caçar em grupo, armando emboscadas para encurralar vítimas de grande porte e agindo em conjunto para abatê-las.

    O TIRANOSAURO REX é famoso por ter sido um carnívoro muito feroz, mas acredita-se que seu imenso tamanho fosse uma grande desvantagem. Assim como os leões de hoje em dia, os reis pré-históricos do mundo dos dinossauros talvez tivessem como principal alimento a carniça, ou seja, restos de animais mortos.

    Os TERÓPODES eram grandes e assustadores dinossauros carnívoros. Eles tinham armas mortais que usavam para caçar: dentes caninos longos e afiados, patas em formato de garras e poderosas mandíbulas com que arancavam a carne de suas presas.

    1 - TIRANOSSAURO REX
    2 - DASPLETOSSAURO
    3 - ALBERTOSSAURO
    4 - DILOFOSSAURO
    5 - ALOSSAURO
    6 - BARIONIX
    7 - TROODONTE
    8 - ESTRUTIOMIMO
    9 - OVIRÁPTOR
    10 - CERATOSSAURO